Subprojeto de Geografia PIBID/FIC

O subprojeto de Geografia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, ligado às Faculdades Integradas Campo-grandenses - FIC, é composto por 21 bolsistas, 4 supervisores/as professores/as de escolas públicas e dois coordenadores de área vinculados ao curso de licenciatura plena em Geografia. As atividades são desenvolvidas em escolas da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com outras áreas do conhecimento.
O embrião do Nosso Projeto ocorreu no ano de 2014, com o processo de construção do conhecimento entre os coordenadores e os bolsistas tendo, a priori, o objetivo entender o currículo mínimo adotado pela Secretaria de Estado de Educação, em vigor nas escolas estaduais do Rio de Janeiro, e definir as estratégias de inserção do PIBID no universo escolar.
No ano de 2015, a prática pedagógica dos bolsistas teve início Centro Integrado de Educação Miécimo da Silva - CIEMS, em Campo Grande, sob a supervisão dos professores Anderson Vieira Veloso Nunes, Bianca Cristina Heringer Sabadim Brito, Emilia maria Pires Mota e Marcella Flores Francisco. Cerca de 12 turmas se envolveram com o projeto, a partir do tema: "Rio 450 anos", no qual se produziu documentários com diversos temas sobre o Rio de Janeiro. Na primeira metade do ano de 2016, o projeto seguiu se estruturando a partir da Semana Pedagógica da escola, que, nesta edição, teve “Em tempos de Olimpíadas, onde estão os Direitos Humanos e a Sustentabilidade?” como tema. Na segunda metade do mesmo ano, o subprojeto de Geografia se desvinculou do CIEMS e passou a atuar nas escolas CIEP 312 Raul Ryff, em Paciência e CIEP 313 Rubem Braga, em Senador Camará, atingindo um total de 17 turmas assistidas.
Nessa nova etapa, o Nosso Projeto se mantém focado no seu objetivo inicial: construir um ambiente favorável de aprendizagem, através da utilização das novas tecnologias disponíveis em nosso cotidiano, que possibilitam a reflexão sobre a organização espacial de nossa cidade e a propagação do pensamento crítico sobre a realidade. Dessa forma, o trabalho se desenvolve com a intenção de aproximar os licenciandos das práticas pedagógicas, com a participação efetiva do futuro professor/a nas atividades cotidianas da escola, interagindo com toda a comunidade escolar, num processo de aprendizagem que envolve ensino e pesquisa.
Sendo assim, as atividades não se restringem somente aos muros da escola, seja da graduação a que os bolsistas estão vinculados, ou a prática docente na escola do ensino básico, os/as alunos/as perceberam a importância da leitura do espaço geográfico por meio da interdisciplinaridade, saídas em trabalhos de campo, realização de entrevistas possibilitando a todos/as sujeitos envolvidos a interpretação e intervenção consciente e critica do mundo em que está inserido e sua conexão com a escala local, com a organização do lugar, o seu espaço vivido.
Os bolsistas do subprojeto de geografia (graduandos, supervisores e coordenadores) escolheram como ferramenta de intervenção na escola a produção de audiovisual, entendendo que a partir das novas tecnologias, popularizadas atualmente pelos celulares, é possível produzir.